Atualmente as formas de ganhar dinheiro mudaram drasticamente em todo o mundo com a chegada da internet. Muitas são as profissões que a Internet criou e muitas também são as formas de ganhar dinheiro no mundo virtual.
A grande vantagem da internet é que ela possibilita que você trabalhe em casa e abra um negócio lucrativo com pouco investimento. Trabalhar na internet é quase sempre sinônimo de qualidade de vida, mas se engana quem pensa que é fácil.
Uma das formas de se ganhar dinheiro na internet é com blog de nicho. Os blogs de Nicho e de até micro-nichos estão cada vez mais em alta, e no Brasil, ainda há muito espaço para novos concorrentes.
Grande parte da renda do blog nicho é com programas de afiliados. Você cria um site e coloca links de afiliados ou banners que sejam específicos ao seu público-alvo, convertendo visitas em vendas e lucros.
Veja passo a passo como criar um blog de nicho e lucrar com afiliados.
1 – Como criar um blog de nicho
Um blog de nicho é um blog com conteúdo exclusivo a um segmento. Você não vê blogs de Como Ganhar Dinheiro, falando sobre culinária, ou blogs de Cursos Online com tutoriais de Jogos.
Os blogs de nicho atuam em um específico segmento do mercado e o segredo do sucesso do blog de nicho é encontrar um nicho rentável e que ainda não esteja sucateado.
Há muitos blogs de nichos rentáveis no mercado, mas grande parte deles já estão saturados no mercado e você terá grande dificuldade para chegar aos primeiros lugares, são exemplos os blogs de dietas e os blogs de Ganhar Dinheiro.
Para criar um blog de nicho, o primeiro passo é escolher bem o nicho que vai atuar. Por isso, use a ferramenta Google Adwords para descobrir novos nichos rentáveis e ver a concorrência dos anunciantes.
2 – Escolhendo o Nicho
Um bom blog para lucrar com afiliados deve ser bem específico, pois isso atrai os anunciantes e facilita as vendas diretas ou indiretas. Na hora de escolher o seu nicho, leve isto em consideração.
Depois de fazer uma seleção dos possíveis nichos rentáveis, veja qual a demanda de cada um. Não adianta falar sobre Comprar Gatos Brancos, se apenas 10 pessoas procuram pelo termo. Você está criando um site para lucrar e não para hobby, o mínimo que se espera é que tenha um considerável número de procura.
Outro ponto importante muito mencionado é que você tenha alguma afinidade com o nicho de atuação. Imagine você escrevendo sobre um assunto que não gosta ou não domina todos os dias? Aos poucos o blog se tornará um peso para você e as chances de desistir do projeto são muitas.
Ao criar um blog de nicho, você também pode optar por contratar alguém para escrever para você. Desta forma, você apenas se preocupa com a divulgação do blog, as técnicas de SEO e os melhores programas de afiliados, deixando a parte técnica de escrita para um redator.
Depois de tudo pronto é a hora de investir em um domínio próprio e em uma plataforma que facilite o processo de venda. O blog precisa ser clean, ter conteúdo relevante e uma boa estrutura para o leitor.
3 – Como divulgar o Blog?
O ideal é que você vá escrevendo os artigos e aguarde até que tenha um número considerado de posts para divulgá-lo. Não adianta ê divulgar um blog que tenha apenas um post.
Divulgue seu blog em fóruns especializados, respondendo dúvidas e deixando o link do seu blog logo em seguida. Outra boa forma é através de Guest Post em blogs reconhecidos do seu setor de atuação.
No entanto, a maior parte das suas visitas geralmente vai vim das buscas orgânicas. Desta forma, invista em SEO. Se você ainda não compreende o básico de SEO, comece agora mesmo a se dedicar a aprender o máximo possível. Quanto mais no topo você chegar do Google, mais visitas receberá e mais vendas serão convertidas.
4 – Quais Programas de Afiliados escolher?
Existem inúmeros programas de afiliados na blogosfera e muito cuidado ao escolher seus parceiros. Nem todo afiliado paga corretamente o que lhe deve, mas felizmente há uma lista enorme de afiliados confiáveis.
Antes de mais nada, pesquise por afiliados do seu nicho em blogs de monetização. Veja quais são recomendados e leia com muita atenção as regras de cada afiliado para não ter surpresas, como limite mínimo para saque, exclusividade de afiliado, etc.
Alguns programas de afiliados como Google Adsense, Hotmart, Lomadee e Mercado Livre já são muito conhecidos e costumam ter uma boa rentabilidade. Além disso, eles oferecem o material de campanha, o que facilita e muito o seu trabalho.
Criar um blog de nicho e lucrar com afiliados não é tão difícil, mas exige que você tenha persistência. Invista no seu conhecimento primeiro, pesquise sobre SEO e sobre programas de afiliados e construa um site que seja agradável ao leitor e transmita confiança.
Olá muito bacana seu post! Realmente trabalhar com programas de afiliados é preciso um bom conhecimento em divulgação, mesmo com um blog de nicho é preciso aplicar algumas estratégias especificas para promover os produtos e ganhar dinheiro, Abraços.
Olá Franceco,
Certamente! As técnicas quando estudadas e aplicadas, com o tempo, testes e experiência, tendem a render melhores resultados.
Abraços!