O Google constantemente está revisando e alterando o seu algoritmo de indexação a fim de tornar a competição pelos primeiros lugares do buscador justa e que todos possam ter acesso a ela da mesma forma.
O que acontece é que o Google não consegue prevê toda forma de burlar o sistema que as pessoas vão encontrar. Com o tempo, algumas formas ficam em evidência devido ao grande número de pessoas praticando as mesmas para chegar aos primeiros lugares do Google.
Neste mesmo sentido, foi que o Google percebeu que o Guest Post estava sendo usado de forma irresponsável, trazendo conteúdo de baixíssima qualidade, com a única e exclusiva finalidade de conseguir links.
Preocupado com esta situação, que além de desleal com os outros concorrentes, enche a blogosfera de conteúdo irrelevante, atrapalhando o leitor, o Google decidiu penalizar quem aceita Gues Post. No entanto, isso não significa que ninguém mais poderá aceitar Guest Post, mas que alguns cuidados muito específicos deverão ser tomados.
Os Guest Posts são importantes para atrair público para o seu blog. O melhor de tudo é que esta forma de divulgação, quando feita corretamente além de ser barata é também muito lucrativa, pois atrai sempre um público de nicho, realmente interessado no seu conteúdo.
Na hora de aceitar um Guest Post é preciso ficar atento as seguintes indicações:
Conteúdo de Qualidade
Se um blogueiro entrou em contato com você e deseja fazer um Guest Post, certifique-se primeiro de que o texto é condizente com o nível e qualidade do seu blog.
Não deve conter nenhum erro gramatical da Língua Portuguesa. Erros gramaticais além de indicar que o conteúdo é de baixa qualidade, acaba com a reputação do seu próprio blog e ainda afasta os seus leitores.
Conteúdo Adequado
O assunto deve ser bem alinhado com o propósito do seu blog. Não tem como publicar um Guest Post sobre Pet Shop em um blog especializado em WordPress. Apenas aceite Guest Post que sejam do seu segmento e que isto fique muito claro no texo.
Caso, a pessoa insista em publicar o Guest Post no seu blog, mesmo não sendo adequado, explique gentilmente a ela sobre essa nova mudança dos algoritmos e que você pode ser muito prejudicado, caso aceite. Ela certamente encontrará muitos outros blogs e sites que sejam adequados ao perfil dela.
Conteúdo Exclusivo
Outro ponto importante é a exclusividade do conteúdo. É mais comum do que se pensa, receber Guest Post que foram mandados para outros blogs e diretórios. A pessoa faz um texto único e envia para todos várias fontes, a fim de maximizar os lucros e minimizar o trabalho. Claro, neste caso, o maior prejuízo será seu e não dela.
Para evitar este tipo de situação, peça sempre o Guest Post com antecedência e verifique se ele ainda não foi publicado em nenhum outro blog até o dia da publicação no seu blog. Para isto, copie trechos do conteúdo e coloque no Google. Caso o resultados do Google tragam trechos semelhantes em outros blogs ou links, fique em alerta e peça um novo texto.
O conteúdo duplicado será considerado plágio e, claro, assim como qualquer outro texto, é passível de penalização. O seu blog pode perder muitas visitas e lugares no Google por conta de um Guest Post com conteúdo duplicado.
Links no Guest Post
A questão dos links no Guest Post sempre foi pauta de discussão, mas nunca houve uma resposta final para se pautar. Não é raro encontrar Guest Post com muitos links irrelevantes para o próprio blog e até mesmo links de afiliados, visando o lucro de quem escreveu o post. Caso haja permissão para o link de afiliados, coloque o atributo NoFollow (pelo menos, você deixa seu blog ileso).
O Google entende que o leitor terá uma experiência muito desagradável com este tipo de Guest Post. Ao ler um artigo e distraidamente clicar nos links, o leitor será levado a conteúdos que nunca teve interesse e até mesmo em landing pages ou em e-commerces.
Para evitar esta situação, você deve avaliar todos os links no Guest Post e delimitar uma quantidade deles (no máximo 3) para que não haja o abuso.
Os links colocados no Guest Post levam para posts que complementam o assunto em pauta? O leitor que parou para ler o Guest Post terá interesse no conteúdo dos links? Caso o conteúdo seja irrelevante ao leitor, os links devem ser removidos.
Na hora de anunciar o Guest Post, você deve evitar entrar na questão dos backlinks e da manipulação de resultado. Ressalte os benefícios considerados adequados pelo Google, como o aumento de visitas, por exemplo.
Cuidar dos Guest Post que são publicados no seu blog é cada vez mais uma necessidade. Com todas as mudanças dos algoritmos dos últimos tempos e as próximas que virão, é preciso manter um conteúdo sempre original, relevante ao seu público e de qualidade.
Olá meus parabéns pelo artigo ele esta ótimo, os Guest Posts tem se tornado uma boa ferramenta de otimização SEO, e mesmo com essas mudanças eu acredito que os Guest Posts, continuem sendo uma boa estratégia otimização.
Um abraço