É comum nos depararmos com a dúvida: vale a pena ter as palavras-chave no domínio? Você já deve ter ficado pelo uma vez tentado a colocar uma palavra-chave do seu nicho em seu domínio pensando que assim chegaria ao primeiro lugar do Google mais fácil.
Não é segredo para ninguém que o Google vem fazendo mudanças drásticas nos seus algoritmos, a fim de evitar que a competição pelo topo dos resultados fique cada vez mais injusta. Muitos sites monopolizavam os resultados, não permitindo que outros sites menores chegassem nos primeiros resultados.
Qual a importância da palavra-chave no domínio?
Muitos anos atrás o uso da palavra-chave no domínio era a peça essencial para se chegar aos primeiros resultados. Acontece que depois de tanto tempo é comum vermos a maior parte dos blogs de nicho com uma ou mais palavra-chave.
No entanto, o Google já advertiu: a palavra-chave no domínio perdeu consideravelmente sua importância com as novas mudanças nos algoritmos. Para se chegar nos primeiros resultados, aposte no conteúdo de qualidade e não na escolha perfeita do domínio.
Escolher um domínio forte ou uma palavra-chave?
Quando criamos um novo site é comum que nos deparamos com a questão: eu devo criar um domínio que seja forte e tenha a capacidade de se tornar uma marca ou escolho algo genérico, mas que contenha uma ou mais palavras-chave do meu nicho?
Isso depende muito da sua visão sobre o seu negócio. Se você quer apenas mais um site entre tantos outros, aposte em algo do tipo: ComprarDocesdeCasamento.com
Um domínio que contenha as palavras-chave raramente conseguirá ser original, a não ser que seja um nicho pouco explorado. Há uma grande variedade de blogs e sites no mesmo nicho que você e que já usam as palavras-chave.
Como o leitor vai se identificar com o seu site se ele não tem uma marca forte? Como você vai trabalhar a identidade visual do seu negócio se o máximo que conseguiu foi uma marca com um nome genérico?
Provavelmente, você se perderá em meio a multidão de sites existentes, e mesmo que consiga visitas, você dificilmente se destacará. Ninguém se lembra de voltar em um site do tipo ComprarDocesdeCasamento.com, mas certamente é mais pessoas vão se lembrar da marca Dona Filó.
Não importa em que nicho esteja atuando, você conseguirá se destacar da concorrência se tiver uma marca forte, capaz de ser lembrada e que mecha com o emocional do seu leitor/cliente.
Mudanças no Google
De acordo com o Google, ele deixará cada vez mais de valorizar as palavras-chave nos domínios. Se ainda hoje é possível se beneficiar, mesmo que de forma muito pequena, amanhã já não há garantias.
A principal vantagem hoje de se ter uma palavra-chave no domínio é que você consegue chegar aos primeiros lugares mais rápido e sem precisar investir muito em Seo. No entanto, outro concorrente que use uma marca forte e que cative o seu público, pode até ter dificuldade nos primeiros dias para chegar aos primeiros lugares, mas em meses terá passado o seu blog.
Se por um lado você consegue uma certa facilidade imediata, a longo prazo, a palavra-chave no domínio só trará prejuízos. Você perde a chance de construir uma marca sólida e fazer a diferença no seu nicho.
Quando vale a pena ter a palavra-chave no domínio?
Se tudo que você quer é um site de micro nicho, sem pretensões de crescimento, usado apenas para converter em vendas ou algo do tipo, ainda vale a pena usar palavras-chave no domínio. No entanto, fique atento as novas mudanças que possam vir por aí dos algoritmos.
Se você quer iniciar um novo negócio, precisa de um site que converta leitores em clientes fieis, quer se estabelecer no seu nicho e tem grandes projetos para o seu site/blog, procure criar uma marca mais forte, algo que seja capaz de ‘’grudar’’ na memória dos visitantes.
Ao criar a sua marca, você pode até usar alguma referência do seu nicho, mas que não seja tão obvia para não ser toa genérica. Lembre-se que sua marca te acompanhará por toda a caminhada e será a responsável por delimitar a identidade visual do seu negócio, assim como o primeiro sentimento que ela conseguirá extrair dos visitantes.
Ao escolher o seu domínio, verifique que não haja domínios muito semelhantes ao seu. Se houver, faça novos exercícios de criatividade e tente mudar o seu domínio de forma sutil até que ele consiga se destacar dos demais.
Um bom domínio serve não apenas para atrair mais público ao seu site, mas para passar confiança aos clientes e aos anunciantes que desejam investir no seu negócio.
Escolher um domínio original ou com palavras-chaves do seu nicho é uma questão muito pessoal e deve ser considerada as suas pretensões futuras com o projeto.
Olá,
Eu ao início dos meus negócios não tinha noção da importância da escolha de um bom domínio, na minha opinião ele é um dos pontos mais importantes para o sucesso.
Aconselho vivamente a analisar cuidadosamente as palavras chaves a inserir no domínio.
Excelente artigo, abraço!