Você está por dentro sobre uma das plataformas mais novas da internet? O Tumblr funciona como um blog, só que com mais agilidade. Possibilita a realização de posts, com direito a título, texto, foto, vídeo, gifs e até mesmo música, como em um blog tradicional, mas permite reblogar, como se fosse um retweet, podendo adicionar mais conteúdo, seja algum comentário ou uma imagem. Basicamente, o Tumblr pode ser descrito como uma mistura entre o Blog e o Twitter.
Criado em 2007 por dois executivos, David Karp e Marco Arment, a plataforma tinha como objetivo inicial servir como um acervo de arquivos pessoais, entre textos, fotografias e vídeos, de um grupo de indivíduos. O crescimento se deu gradual e naturalmente.
O Tumblr se destaca, principalmente, pela diversidade de mídias que podem ser inseridas em uma postagem. Você pode montar o seu conteúdo da forma que bem entender. As várias opções de layout deixam tudo mais bonito. Você pode escolher entre modelos bem diferentes, mas por outro lado não consegue interferir muito no visual.
Ficou curioso para saber como que o Tumblr funciona? Então siga os passos para aprender como criar um Tumblr:
1 – Criar um Tumblr
Digite www.tumblr.com e clique na opção “Inscreva-se”.
Antes de qualquer coisa, você precisa dispor de um endereço de e-mail válido, escolher uma senha e um nome de usuário.
Pense em um nome para o seu Tumblr que descreva o tipo de conteúdo que você irá postar, algo que tenha a sua cara, que os seus amigos reconheçam que é seu. O título é a sua identidade no site, então não crie um nome de usuário que destoe muito do foco que você quer. São apenas três campos para preencher, você vai passar por isso bem rápido, não há complicações.
Ao escolher sua senha de acesso, não é necessário que seja a mesma do e-mail. A única exigência é que a palavra-chave escolhida possua no mínimo cinco caracteres, entre letras, números e símbolos. No último espaço em branco, onde diz “URL”, você deve digitar o nome do endereço do seu Tumlbr. Lembre-se: não é necessário colocar a extensão .tumblr.com.
E se você se arrepender ou enjoar do nome que escolheu? Não se desespere, você pode mudar o título do seu Tumblr quando você bem entender. Depois de preencher tudo, é hora de clicar em “Começar”.
2 – Alimentando seu Tumblr
Agora que seu Tumblr já está criado, é hora de começar a postar! Você pode falar sobre o que quiser, desde os seus pensamentos mais íntimos até algo profissional, que possa propiciar maior visibilidade ao seu trabalho.
Use e abuse do que der na telha, mas principalmente, nas fotos, pois, em decorrência da agilidade do Tumblr, a rede social tem uma natureza muito mais imagética do que de texto. É mais rápido blogar e reblogar fotografias, desenhos, pinturas, do que um parágrafo de texto.
3 – Acompanhando outros Tumblrs
Assim como no Twitter, no Tumblr as relações entre os blogs são realizadas quando se segue outra pessoa. Na sua home, aparecem todas as atualizações dos outros Tumblrs que você decidiu seguir. Em cada post, você tem a opção de gostar e/ou reblogar. Cada uma dessas ações resultam em notas.
4 – Exemplos de Tumblrs famosos
Alguns Tumblrs que fizeram o maior sucesso na rede social são o Como eu me sinto quando… e o 501 caras para pegar antes de morrer. O primeiro é baseado em gifs, colocados em situações de humor, sempre começando com a frase do título. Por exemplo: “Como eu me sinto quando estou dançando na balada e escorrego”.
As postagens do outro são feitas apenas com imagem e pouquíssimo texto. As fotos são sempre de homens bonitos e famosos. Os dois Tumblrs ganharam diversas paródias pela rede social, algumas são os Tumblrs Como eu me sinto quando na redação e 501 ruivas para se ver antes de morrer.
Gostou do passo-a-passo de como criar um tumblr? O que está esperando para criar um Tumblr e sair “tumblrando”?