Quando queremos divulgar algo online, um fator crucial para o sucesso é simplesmente ser descoberto. Um modo muito comum de ter seu site encontrado pelas pessoas é através da busca do Google. O Google usa muitos fatores para classificar o resultado das buscas, combinados em um algorítimo que eles chamam de PageRank. É possível otimizar o site para que ele apareça com maior relevância na pesquisa orgânica do Google, com técnicas chamadas de SEO. Porém, existe um limite da eficácia dessas melhorias e dependendo da palavra-chave pode ser realmente difícil que as suas páginas sempre apareçam entre os primeiros resultados. É aí que entra o Google Adwords.
O Google Adwords é a plataforma que permite você escolher determinadas palavras-chave que são relevantes ao seu negócio e pagar para que o seu anúncio seja exibido no topo das pesquisas desses termos. Dessa forma é garantido que quem procura por algo relacionado ao seu site sempre o encontrará nos primeiros resultados. O Adwords é hoje parte fundamental de qualquer estratégia de marketing online.
Iniciando sua campanha
Em um primeiro momento, o Google Adwords pode parecer complicado de configurar de acordo com os seus recursos e necessidades. Por esse motivo o Google oferece uma série de recursos que ensinam a utilizar toda a plataforma com uma riqueza de detalhes maior do que de seus outros produtos. Por exemplo, um bom começo é conferir o Glossário e o tutorial em vídeo, os quais explicam muitos dos detalhes de operação do Adwords. Esse é o único serviço que o Google oferece suporte telefônico e consultoria gratuita para determinar se o Adwords é o que você procura.
Ao identificar-se com sua conta do Google no Adwords, o sistema irá guiá-lo para configurar sua primeira campanha. Leia atentamente todas as instruções através das etapas. A primeira coisa que você irá configurar é o que o Google chama de “grupo de campanha”, que é onde você determina informações gerais sobre o seu público-alvo como localização, idiomas, dispositivos e o orçamento geral da campanha. Em seguida você irá criar um “grupo de anúncio”, onde terá que escolher o tipo de anúncio (textual, imagens ou mobile) e especificar o título, descrições e links. E na sequência você irá escolher as palavras-chave desejadas e especificar o valor máximo a ser pago por cada palavra. Você pode ter quantas campanhas desejar.
O trabalho fundamental a ser feito para colocar sua campanha online é escolher bem as palavras-chave. Termos muito comuns podem ser muito caros e se não for muito específico pode acabar atraindo um público que não é necessariamente o que você quer atrair, resultando em tráfego pago que não interage em nada com seu site. Procure sempre termos e frases mais específicas possível que definam bem o que você tem a oferecer, dessa forma suas visitas chegarão em pouco tempo e sua campanha será bem sucedida.