Hoje em dia muitas pessoas estão querendo ganhar dinheiro na internet, seja com sites ou blogs, mas daí surge a dúvida. Qual será a melhor opção?
Na verdade todas as páginas na internet podem ser consideradas como “site”, o grande diferencial são os vários tipos de formas de se trabalhar com eles, por exemplo, lojas virtuais.
As lojas virtuais são principalmente utilizadas para vendas, mas também como uma forma de interagir com os visitantes sobre certos assuntos.
Em uma breve paralelo podemos dizer que sites são como celulares, simples, modernos, equipados, com muitos recursos, etc. Mas mesmo com todas essas variedades não deixam de ser “celulares”.
É muito importante pensar bastante antes de optar por um blog ou site, pois depois se você se arrepender transferir todo o conteúdo poderá fazer com que perca posições nos buscadores.
Vantagens, desvantagens e diferenças!
Blogs
Blogs como Blogger e WordPress são mais simples, as publicações ficam ordenadas de maneira que as últimas postagens fiquem em primeiro plano na página inicial.
Isso muitas vezes pode ser uma desvantagem, pois você acaba não determinando o que aparecerá primeiro na sua página inicial.
Em contra partida uma das grandes vantagens dos blogs é a facilidade e simplicidade na maneira de publicar conteúdos. Basta preparar o material, revisar e clicar em publicar, simples e rápido.
Por causa dessa facilidade os blogs acabam sendo mais recomendáveis para iniciantes que pretendem publicar várias coisas, mas não querem ter muito trabalho, por falta de tempo.
Também são excelentes opções para pessoas que pretendem ganhar dinheiro com programas de afiliados, principalmente se seu blog for um blog de nicho.
Um blog também pode ser transformado em um site tradicional ou loja virtual quando se utilizado a plataforma WordPress, graças a grande variedade de plugins e templates disponíveis na internet. Alias, o WordPress é a plataforma que recomendo utilizar, independente de criar um site ou blog.
Site convencional
Você pode criar sites utilizando diversas ferramentas como o WebAcappella, DreamWeaver, ou serviços de criação de sites online como Wix, Webnode e Weebly, além é claro do WordPress quando utilizados os plugins e configurações corretas.
Entre as grandes vantagens de se possuir um site convencional é a autonomia de poder organizar e decidir o que será destaque nas páginas, detalhe muito importante para portfólios, empresas e pequenos sites que precisam ter autonomia no que deve ser apresentado em primeiro plano para o visitante.
A grande desvantagem é que para que os novos conteúdos fiquem visíveis para os visitantes é necessária uma atualização que normalmente precisa ser feita em todos os arquivos do site, por exemplo, quando um novo item do menu de navegação é criado, gerando assim mais trabalho, mas isso pode ser tirado de letra.