Se você tem um blog, ou está pensando em ter um, certamente saber como ganhar dinheiro com o seu blog é um dos principais pontos a serem estudados. Existem diversas opções atualmente no mercado e os principais são: Google Adsense e Programas de Afiliados.
Eles são os mais usados em blog monetizados, por trazerem uma boa rentabilidade e serem considerados a forma mais prática e rápida de se fazer dinheiro com blogs. No entanto, saber qual dois se encaixam melhor ao seu blog pode ser um grande diferencial na hora de contabilizar os lucros no final do mês.
Programas de Afiliados
Cada programa de afiliado possui diferentes características e regras. Leia o contrato antes de qualquer coisa e se certifique de entender plenamente cada parágrafo.
Os Programas de Afiliados são sem dúvidas uma ótima forma de rentabilizar blogs, principalmente se o seu blog tem um nicho específico. Diversas empresas possuem sistemas de Afiliados completos que visam alavancar suas vendas, por meio de pequenos, médios ou grandes blogs.
Um bom exemplo de empresa inovadora neste sentido é a Dafiti. A Dafiti conta com centenas de afiliados, desde blogs pequenos a grandes, e o seu sistema de afiliados é muito completo. Os afiliados têm acesso a uma espécie de escritório virtual, com links personalizados para qualquer produto da loja, peças exclusivas para divulgar novas campanha e dezenas de vídeos tutoriais ensinando como aumentar as vendas.
No entanto, a melhor forma de trabalhar com afiliados é por meio de redes de afiliados, como a Netaffiliation, Lomadee e DGMAX. Para blogs com poucos visitantes, o Adsense provavelmente não vai lhe render mais do que alguns centavos, enquanto o programa de afiliados pode dar um bom lucro, principalmente em blogs de micro nicho.
Quando o seu leitor se cadastra em qualquer campanha ou faz uma compra, você recebe por isso. Se o seu blog é de um micro nicho, provavelmente seus leitores terão muito interesse em clicar nos anúncios.
Com um blog com apenas 300 visitas por dia, você já terá lucro. Isso porque você pode usar o seu link de afiliado nas redes sociais, nos posts, em banners e fazer campanhas personalizadas.
Além disso, o ideal é que você trabalhe com uma Landing Page e cada vez que o seu leitor clicar nos links em posts, ele seja levado para Landing Page. Nela você trabalhará o inconsciente do leitor, de forma emocional e direta, para comprar o produto do seu afiliado. As conversões são geralmente sempre boas.
Google AdSense
O Gloogle AdSense é também uma forma de afiliado, mas ele se difere dos programas de afiliados pela forma como paga, sendo sempre por clique em anúncios. O AdSense pode ser usado por qualquer nicho de blog, desde que respeite suas diretrizes (pornografia, violência e Cia não são permitidos).
O Google AdSense faz a contextualização do seu blog e insere anúncios específicos em blocos, sejam eles, textos, imagens ou animações. Você pode escolher o que acha mais adequado. O melhor do AdSense é que é uma forma segura e que te permite escolher os melhores formatos de anúncio para o seu blog.
A desvantagem é que você não tem a autonomia de escolher qual anúncio em específico quer que apareça no seu blog, pois é o programa do Google que faz a contextualização automática. Os seus ganhos também variam, isso dependendo do valor do clique.
O valor dos cliques são calculados de acordo com o interesse do anunciante e a concorrência, e podem variar desde 1 centavo a muitos reais. Isso faz com que alguns nichos sejam mais lucrativos para se trabalhar com o AdSense.
Para sacar o dinheiro do mês anterior, o blogueiro precisa ter acumulado pelo menos 100 dólares na conta. Isso significa que você precisou ter muitos cliques, principalmente se o valor do clique do anunciante eram poucos centavos. Se o seu blog tem pouco tráfego, o AdSense sozinho não será capaz de lhe dar uma boa renda.
Uma boa dica é sempre trocar os banners de lugares, mudar as cores dos blogs e fazer vários testes. Tenha uma tabela com todos os dados marcados para comparar quais formatos, tipos de textos, cores e posições são mais adequados ao seu blog.
Programa de Afiliados ou AdSense: Qual Escolher?
Se você está começando o seu blog e tem poucas visitas, primeiro estude mais como atrair público, antes de usar o adsense. Deixe para colocar anúncios no seu blog quando já tiver um número razoável de visitas.
Se você recebe poucas visitas porque o seu blog é um micro nicho, o AdSense sozinho não será muito lucrativo. Se foque em um Programa de Afiliados. A principio, escolha somente uma a duas redes de programa de afiliados para testar. Conheça tudo sobre elas e faça campanhas, estando sempre atualizado.
Se o seu blog recebe muitas visitas, use o AdSense. Mas isto também não te impede de usar os Programas de Afiliados em conjunto. Faça testes com o AdSense, mude sempre os lugares e formatos dos anúncios. Certamente você terá um bom lucro.